A INTERAÇÃO DAS ESFERAS PÚBLICA E PRIVADA DA VIDA SOCIAL E SAÚDE: O ESTUDO DE QUATRO EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA GRANDE SÃO PAULO

A INTERAÇÃO DAS ESFERAS PÚBLICA E PRIVADA DA VIDA SOCIAL E SAÚDE: O ESTUDO DE QUATRO EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA GRANDE SÃO PAULO

Equipe: Clarice Cohn, Eunice Nakamura, José Ronaldo Trindade (08-12/03) (pesquisadores); Adriana Paula de Araújo Gomes (a partir de 04/04), Kellen Alves Gutierres (05/03-03/04) (bolsistas AT)

Instituições Financiadoras: CNPq (Projeto Integrado) (Processo 330093/2003-2 – Bolsa PQ; Processo 551040/2002-5 – Bolsa AT)

Instituições Colaboradoras: Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP

Período de Vigência: 03/2003-02/2006

Resumo

O eixo central das preocupações que nortearam esta pesquisa reside em, a partir do estudo de experiências de implementação do PSF em municípios da área metropolitana de São Paulo, investigar a nova forma de interação entre as esferas pública e privada da vida social. Isso porque a proposta neles presente reside em co-responsabilizar profissionais de saúde e a população coberta pelo Programa nos processos envolvidos nos problemas de saúde presentes naquele território definido, já que as equipes de saúde responsabilizam-se pela população sediada em determinada base territorial. Especial atenção foi dada à estratégia nuclear do PSF de visitação domiciliar por agentes comunitários e profissionais de saúde e a potencial normatização da vida familiar aí presente. Para tanto, foram realizados quatro estudos de caso nos municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André, não de uma perspectiva comparativa entre eles, mas a partir do confronto das realidades apresentadas pelas respectivas populações cobertas pelos Programas. Registre-se que o trabalho de campo envolvido contou com financiamento da Fundação Ford, que apoiou um projeto de pesquisa mais amplo sobre o PSF nesses municípios, desenvolvido pelo Cedec.

Relatórios de pesquisa: 

COHN, Amélia. A interação das esferas pública e privada da vida social e saúde: o estudo de quatro experiências do Programa de Saúde da Família na Grande São Paulo. São Paulo, jun. 2005, 35p. (Relatório resumido de atividades) (D)

COHN, Amélia. A interação das esferas pública e privada da vida social e saúde: o estudo de quatro experiências do Programa de Saúde da Família na Grande São Paulo. São Paulo, jul. 2007, 19p. (Relatório final) (D)

Trabalhos Produzidos

COHN, Amélia; NAKAMURA, Eunice; COHN, Clarice. “O Programa de Saúde da Família entre o público e o privado”. In: CD-Rom do 28º Encontro Anual da Anpocs, Caxambu, out. 2004; também publicado em: VIANA, Ana Luiza d’Ávila; ELIAS, Paulo Eduardo M.; IBAÑEZ, Nelson (orgs.). Proteção social. Dilemas e desafios. São Paulo: Hucitec, 2005, pp. 168-185 (ISBN 85-271-0674-4) (D)

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Cedec

Cedec

Relacionados

Saiba mais

Escolha do editor

Mais vistos

Sobre o Autor

Cedec

Cedec

Inscreva-se

Fotos