A PARADIPLOMACIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: uma análise da atuação do Município no contexto internacional

A PARADIPLOMACIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: uma análise da atuação do Município no contexto internacional

Equipe: Nicole Aguilar Gayard (bolsista IC)

Instituições Financiadoras: FAPESP (Processo 05/03660-5)

Instituições Colaboradoras: PUC-SP, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, San Tiago Dantas, da Unesp/Unicamp/PUC-SP (PPGRI), FGV-SP

Período de Vigência: 02/2006-01/2007

Resumo

A pesquisa pretende realizar um estudo de caso da atuação internacional da cidade de São Paulo implementada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) nas gestões Marta Suplicy (2001-2004) e José Serra (2005-2006) na Prefeitura da cidade. A fim de melhor entender essa atuação, é feito um levantamento sucinto também do período anterior – de 1989 a 1992 –, quando havia uma Assessoria de Relações Internacionais na cidade, e de 1993 (quando ela foi extinta) a 2000. Através dessa análise, procura-se entender como se dá a atuação internacional da cidade no atual contexto de globalização, em que unidades subnacionais ganham lugar no sistema internacional. Nesse sentido, o projeto se propõe a analisar o conceito de “paradiplomacia”, adotando uma definição para ele, e verificar se a atuação da SMRI pode ser considerada como paradiplomática. Com esse objetivo, e através da coleta de dados naquela Secretaria, ver-se-á de que forma cada governo atuou no sentido de coordenar a inserção da cidade de São Paulo no contexto internacional, buscando compreender em que medida e por quais motivos ocorre a emergência do município como atuante nesse contexto. (Bolsa concedida no âmbito do projeto temático “Gestão pública e inserção internacional das cidades”, realizado emparceria entre o Cedec, a PUC-SP, o PPGRI/UNESP e a FGV-SP).
Relatórios de pesquisa: 
GAYARD, Nicole Aguilar. A paradiplomacia da cidade de São Paulo. São Paulo: Cedec, jul. 2006, 45p. (Relatório parcial) (D) GAYARD, Nicole Aguilar. A paradiplomacia da cidade de São Paulo: uma análise empírica da inserção internacional do município. São Paulo: Cedec, jan. 2007, 88p. (Relatório final) (D)
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Cedec

Cedec

Relacionados

Saiba mais

Escolha do editor

Mais vistos

Sobre o Autor

Cedec

Cedec

Inscreva-se

Fotos