AÇÃO DA CIDADANIA CONTRA A FOME, A MISÉRIA E PELA VIDA: A RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA

AÇÃO DA CIDADANIA CONTRA A FOME, A MISÉRIA E PELA VIDA: A RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA

Equipe Camila Giorgetti, Diana Blay, João Carlos Queiroga Barreto, Maria Imaculada Fernandes Victal

Instituições Financiadoras Fundação Ford (Convênio 940-1011)

Instituições Colaboradoras Equipe Técnica de Pesquisa e Ação Social (ETAPAS), sob a coordenação de Neide Maria da Silva (Recife); Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), sob a coordenação de Edna Castro (Belém); Federação de Órgãos para Assis

Período de /1994-10/1995

Resumo

A pesquisa visa analisar qualitativamente os impactos, os alcances quanto à multiplicação dos interlocutores, e o significado das ações desenvolvidas pelo programa “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida” em cinco regiões metropolitanas: São Paulo, Porto Alegre, Recife, Brasília e Belém, tendo possibilitado observar a capacidade de geração e diversificação de parcerias, principalmente o efeito multiplicador e a dimensão de articulação entre os comitês e os grupos da sociedade civil. Foram entrevistados os seguintes atores: 1) a Coordenação Estadual; 2) as entidades e pessoas que dão suporte ao programa — aqueles que criaram comitês nos seus locais de trabalho, adotaram comunidades, fizeram doações pontuais, promoveram campanhas, deram apoio logístico ou mesmo entraram em parceria; 3) os comitês localizados nos bairros populares que recebem apoio para desenvolver as atividades; e 4) os beneficiários. A pesquisa mostra a importância de inserir a questão da fome na agenda nacional e que a sociedade é capaz de propor alternativas, privilegiando as relações de parcerias e lançando as bases de uma rede de solidariedade. As experiências também mostram a existência de um esforço para romper barreiras, por inovar e por buscar soluções envolvendo compromisso e responsabilidade social tanto por parte do setor privado como do público.

Relatórios de pesquisa: 
BARCELOS, Adair (coord.). A Campanha no Rio Grande do Sul e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre, out. 1995, 42 p. (Relatório final) (D) CAMPOS, Paulo Pires (coord.). A Ação da Cidadania em Brasília: reconstituição da experiência. Brasília: INESC, set. 1995, 18 p. (Relatório final)(D) CASTRO, Edna (coord.). Ação da Cidadania, contra a Fome e pela Vida: relato de uma experiência – Pará. Belém: NAEA/UFPA, ago. 1995, 110 p. e Anexos (Relatório final) (D) JACOBI, Pedro (coord.). A Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida: reconstituição da experiência do Município de São Paulo. São Paulo: Cedec, nov. 1995, 155 p. e Anexos (Relatório final) (D) JACOBI, Pedro (coord.). A Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida: reconstituição de 5 experiências. São Paulo: Cedec, nov. 1995, 42 p. (Texto-síntese do Relatório final) (D) SILVA, Neide Maria da (coord.). Ação da Cidadania: reconstrução de uma experiência. Recife: Etapas, ago. 1995, 120 p. (Relatório final) (D)
Trabalhos produzidos:
JACOBI, Pedro. “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida: um registro necessário”.Proposta, ano 23, n° 67, dez. 1995, pp. 27-33 (D)JACOBI, Pedro (coord.). A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida: reconstituição de 5 experiências. São Paulo: Cedec, 1996, 42p. (Cadernos Cedec, n° 52) (ISSN 0101-7780) (D) JACOBI, Pedro (coord.). A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida: a reconstituição de cinco experiências. Informações Cedec, n° 20, 1996 (D)
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Cedec

Cedec

Relacionados

Saiba mais

Escolha do editor

Mais vistos

Sobre o Autor

Cedec

Cedec

Inscreva-se

Fotos