AS RELAÇÕES ENTRE EXECUTIVO, LEGISLATIVO E GRUPOS DE INTERESSE NORTE-AMERICANOS NO CONTENCIOSO DO ALGODÃO

AS RELAÇÕES ENTRE EXECUTIVO, LEGISLATIVO E GRUPOS DE INTERESSE NORTE-AMERICANOS NO CONTENCIOSO DO ALGODÃO

Equipe: Thiago Lima da Silva (bolsista IC)

Instituições Financiadoras: FAPESP (Processo 04/10086-0)

Instituições Colaboradoras: 09/2004-06/2005

Período de Vigência: 09/2004-06/2005

Resumo

A pesquisa busca analisar o debate doméstico norte-americano sobre o contencioso do algodão entre Brasil e Estados Unidos, na OMC. Partindo do pressuposto de que o empenho norte-americano em defender os subsídios do algodão condenados pela OMC se dá por questões de política doméstica e não por razões comerciais ou de balanço de pagamentos, será examinada a interação entre atores do Executivo, do Legislativo e grupos de interesses relacionados à cadeia produtiva do algodão. Pretende-se, com esta pesquisa, compreender a dinâmica doméstica norte-americana nesse contencioso e identificar em que medida as respostas do USTR foram motivadas por pressões da cadeia produtiva do algodão, se elas representam a população em geral ou o interesse do Estado. Entender de que forma os Estados Unidos articulam seus interesses domésticos aos internacionais pode vir a contribuir para a compreensão do processo de formulação da política comercial desse país – ator relevante na proposição de reformas liberalizantes. (Pesquisa vinculada ao projeto temático “Reestruturação econômica mundial e reformas liberalizantes nos países em desenvolvimento”, realizado em parceria entre a Unicamp e o Cedec).
Relatórios de pesquisa: 
LIMA, Thiago. As relações entre Executivo, Legislativo e grupos de interesse norte-americanos no contencioso do algodão. São Paulo: Cedec, jan. 2005, 43p. e Anexos (1° Relatório, período 01/09/04-10/01/05) (D) LIMA, Thiago. As relações entre Executivo, Legislativo e grupos de interesse norte-americanos no contencioso do algodão. São Paulo: Cedec, jun. 2005, 65p. e Anexos (Relatório final) (D)

Trabalhos Produzidos

LIMA, Thiago. As relações entre Executivo, Legislativo e grupos de interesse norte-americanos no contencioso do algodão. São Paulo: Cedec, jul. 2005, 83p. (Cadernos Cedec, n° 73) (ISSN 0101-7780)(D) 

LIMA, Thiago. “O contencioso do algodão: cenários para mudança na política de subsídios dos EUA”. RBPI – Revista Brasileira de Política Internacional, ano 49, n° 1, jan./jun. 2006, pp. 139-158 (ISSN 0034-7329)(D)

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Cedec

Cedec

Relacionados

Saiba mais

Escolha do editor

Mais vistos

Sobre o Autor

Cedec

Cedec

Inscreva-se

Fotos