AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DO HOSPITAL DE ENSINO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: UMA PARCERIA INOVADORA ENTRE O GOVERNO LOCAL E A FUNDAÇÃO DO ABC

AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DO HOSPITAL DE ENSINO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: UMA PARCERIA INOVADORA ENTRE O GOVERNO LOCAL E A FUNDAÇÃO DO ABC

Equipe Clarice Cohn, Marco Akerman, Nivaldo Carneiro Jr., Vânia Barbosa do Nascimento (pesquisadores); Andrea Ranieri Luciano, Daniel Bicudo Véras, Simone Rossi Pugin (assistentes de pesquisa)

Instituições Financiadoras Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo/Fundação do ABC

Período de Vigência 04/1999-04/2001

Resumo

No decorrer dos anos 90 a realidade brasileira vem surpreendendo os analistas, administradores e gestores da saúde com uma multiplicidade de experiências de gestão local que extrapolam os limites estreitos da possibilidade dicotômica entre o público (confundido sempre como sendo o exclusivamente estatal) e oprivado. É dentro desse contexto – o de identificar essa nova configuração do setor público da saúde – que ganha importância a avaliação dessa experiência do Hospital Anchieta, por configurar uma parceria entre o nível municipal – a Prefeitura de São Bernardo do Campo – e uma organização fundacional, tendo como dupla finalidade a oferta de serviços hospitalares na região e o ensino. Trata-se de identificar os seus aspectos facilitadores e possíveis riscos aí presentes no sentido de imprimir uma racionalidade na gestão que possa distanciá-la da universalidade e da eqüidade na prestação de serviços hospitalares na região.

Relatórios de pesquisa: 

COHN, Amélia; ELIAS, Paulo Eduardo (coords.). Avaliação da experiência de gestão do Hospital de Ensino em São Bernardo do Campo: uma parceria inovadora entre o governo local e a Fundação do ABC. São Paulo: Cedec, abr. 1999, 44p. e Anexo (Relatório da primeira etapa) (D)

COHN, Amélia; ELIAS, Paulo Eduardo (coords.). Avaliação da experiência de gestão do Hospital de Ensino em São Bernardo do Campo: uma parceria inovadora entre o governo local e a Fundação do ABC. São Paulo: Cedec, ago. 2000, 30p. (2º Relatório parcial) (D)

COHN, Amélia; ELIAS, Paulo Eduardo (coords.). Avaliação da experiência de gestão do Hospital de Ensino em São Bernardo do Campo: uma parceria inovadora entre o governo local e a Fundação do ABC. São Paulo: Cedec, out. 2001, 120p. (Relatório final) (D)

Trabalhos Produzidos

NASCIMENTO, Vânia Barbosa do; coords.: Amélia Cohn e Paulo Eduardo Elias. O Hospital de Ensino em São Bernardo do Campo: uma parceria entre o governo local e a Fundação ABC. Cedec, abr. 2002, 35p. (Série Didática, n° 5) (D) 

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Cedec

Cedec

Relacionados

Saiba mais

Escolha do editor

Mais vistos

Sobre o Autor

Cedec

Cedec

Inscreva-se

Fotos