Curso de Direito Internacional dos Direitos Humanos – Uma abordagem multidimensional

Curso de Direito Internacional dos Direitos Humanos – Uma abordagem multidimensional

O curso

Organizado pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos/DeDH Unicamp com as parcerias do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Instituto de Estudos Avançados/IDEA Unicamp, Instituto de Estudos Avançados/IEA USP, Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais/IPPRI Unesp, Centro de Estudos de Cultura Contemporânea/CEDEC e Coordenação acadêmica dos professores Andrei Koerner (Unicamp, Cedec) e P aulo César Endo (GDH/IEA-USP), o curso objetiva proporcionar uma compreensão ampla e multifacetada dos direitos humanos, de modo a oferecer aos participantes formação multidisciplinar que, com referências atuais, sirva para orientar  sua atuação judicial e extrajudicial na defesa, reparação e promoção dos direitos humanos.
Mais informações no folder em anexo e no site: http://www.direitoshumanos.unicamp.br/agenda/curso-do-direito-internacional-dos-direitos-humanos

Metodologia

As sessões do curso terão o formato de aulas e workshops. As primeiras ficarão a cargo de docentes nacionais e estrangeiros, com formação jurídica e/ou interdisciplinar, que apresentarão o conteúdo jurídico dos temas tratados, relacionando-os com outros campos do saber.
As aulas serão expositivas, com 1h15 de duração, seguidas de trinta minutos reservados para perguntas e discussões.
Na sequência, os workshops, com as turmas divididas em dois grupos (sorteados e divulgados após as inscrições), consistirão de exposição, análise e discussão com os alunos e alunas de temas conexos com os das sessões que os antecederam, que poderão ser: debates conceituais e normativos, casos de violação de direitos humanos, litígios judiciais, boas práticas de políticas públicas e formas de ação coletiva.
 

Oferecimento:  de 30/03 a 03/04/2020
 

Público Alvo: Preferencialmente bacharéis e profissionais de direito, pessoas que atuam com Direitos Humanos e/ou pesquisam a área. O objetivo é preparar pessoas e aprofundar as suas qualificações para atuação judicial e extrajudicial na área dos direitos humanos.
 

Carga Horária: 40h
 

Turmas: O curso será oferecido para duas turmas durante a mesma semana, em horários alternados, que deverão ser optadas no ato da inscrição

    • em Campinas: IE-UNICAMP,  Campus de Barão Geraldo.
    • em São Paulo: sede do PPG Interinstitucional San Tiago Dantas em Relações Internacionais.

Vagas: Cada uma das duas turmas terá 70 vagas. Haverá emissão de certificado aos participantes.
Inscrições: As inscrições serão gratuitas, realizadas on-line até o dia 05/03/20 e estarão submetidas a confirmação mediante análise de perfil prioritário do público alvo. Os resultados serão publicados até o dia 10/03/20.


O link para a inscrição é o https://forms.gle/ujmeC3Kx98d2LGEX9

As aulas serão transmitidas online e o evento não contará com tradução simultânea
 

@ 2020 Cedec - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. Todos os direitos reservados