INDICADORES DE QUALIDADE PARA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE ENSINO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

INDICADORES DE QUALIDADE PARA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE ENSINO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Instituições Financiadoras Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC (Convênio 737.532/2010)

Período de Vigência 12/08/2010-11/08/2011

Resumo

Trata-se de analisar criticamente os indicadores de qualidade usados para avaliar cursos de Educação a Distância no país (meta-avaliação), procurando resolver o seguinte problema: como avaliar adequadamente a qualidade de cursos de educação superior a distância, tendo em vista a insuficiência do formato tradicional de avaliação usado em cursos presenciais, voltado para a aferição dos conteúdos incorporados pelos estudantes no processo educacional. Espera-se com este projeto chegar aos seguintes resultados: a) relatório com indicadores para avaliação de Ensino a Distância a partir de uma matriz de quinze dimensões, construída a partir da literatura nacional e internacional, indicadores que cobrem as etapas de planejamento, desenvolvimento dos cursos e seu resultado (em termos de aprendizagem); b) produção e validação de duas escalas de atitudes, construídas a partir de indicadores de qualidade, compostas por um conjunto de assertivas em que os respondentes – professores e docentes – são solicitados a dar notas de 1 a 5, escalas estas que permitem identificar atitudes de docentes e discentes sobre o conjunto de características do curso (a validação semântica e estatística será feita junto a cursos de EaD pertencentes à rede pública de ensino superior); c) difundir as escalas de avaliação junto aos formuladores e gestores de políticas educacionais, especialmente de Educação a Distância.

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