MAPAS DE RISCO E DE VIOLÊNCIA URBANA

MAPAS DE RISCO E DE VIOLÊNCIA URBANA

Equipe: Aylene Bousquat

Instituições Financiadoras: Ministério da Justiça

Instituições Colaboradoras: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Instituto de Estudos da Religião (ISER), Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e Departamento de Sociologia, da UFBA; Consultoria: Núcleo de Estudos da Violência da USP

Período de Vigência: 05/1996-03/1997

Resumo

O Ministério da Justiça, no processo de elaboração do Programa Nacional de Direitos Humanos, entendeu que determinar o risco territorial de violência consiste num instrumento fundamental para a definição de prioridades nessa área. Em vista da experiência já acumulada pelo Cedec em análises que buscam aprofundar o entendimento dessa complexa e caótica realidade urbana que é São Paulo, convidou a instituição para elaborar “Mapas de Risco da Violência” nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. O conjunto desses mapas pretende trazer elementos tanto para a sociedade civil quanto para as esferas de governo, que contribuam na definição de prioridades e mecanismos que enfrentem de forma eficaz o grave problema da violência no Brasil.

Relatórios de pesquisa: 
AKERMAN, Marco (coord.). Mapa de risco da violência. São Paulo: Cedec, abr. 1996 (Relatórios preliminares n° 1 e 2) AKERMAN, Marco (coord.). Mapa de risco da violência. São Paulo: Cedec, nov. 1996 (Relatório de atividades das cidades de Salvador e Curitiba) AKERMAN, Marco (coord.). Mapa de risco de violência da cidade de São Paulo – Relatório de Fontes e Métodos. São Paulo: Cedec, mar. 1997, 15 p. (mimeo preliminar) (D) AKERMAN, Marco (coord.). Mapa de risco de violência da cidade de São Paulo – Relatório complementar (contendo tabelas e dados publicados e não publicados no Mapa). São Paulo: Cedec, mar. 1997 (mimeo)(D) AKERMAN, Marco (coord.). Mapa de risco de violência da cidade de Salvador – Relatório complementar. São Paulo: Cedec, mar. 1997, 13 p. (mimeo) (D)
Trabalhos produzidos:
AKERMAN, Marco; BOUSQUAT, Aylene. Mapa de risco da violência: cidade de São Paulo. São Paulo: Cedec/Ministério da Justiça, 1996, 12 p. (D)AKERMAN, Marco; BOUSQUAT, Aylene. Mapa de risco da violência: cidade de Curitiba. São Paulo: Cedec/IPUCC/Ministério da Justiça, 1997, 12 p. (D)AKERMAN, Marco; PAIM, Jairnilson; BOUSQUAT, Aylene. Mapa de risco da violência: cidade de Salvador. São Paulo: Cedec/Instituto de Saúde Coletiva da UFBA/Ministério da Justiça, 1997, 12p. (D)AKERMAN, Marco; BOUSQUAT, Aylene. Mapa de risco da violência: cidade do Rio de Janeiro. São Paulo: Cedec/ISER/Ministério da Justiça, 1997, 12 p. (D)AKERMAN, Marco; BOUSQUAT, Aylene. “Mapas de risco da violência”. São Paulo em Perspectiva, vol. 13, nº 4, out./dez. 1999, pp. 112-120 (D) 
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Cedec

Cedec

Relacionados

Saiba mais

Escolha do editor

Mais vistos

Sobre o Autor

Cedec

Cedec

Inscreva-se

Fotos