Pobreza, degradação socioambiental e educação para a cidadania

Pobreza, degradação socioambiental e educação para a cidadania

Equipe: Adolfo Ignacio Calderón, Denise de Souza Baena Segura, Marco Antonio Carvalho Teixeira, Marco Aurélio Paz Tella (pesquisadores); João Kleber de Santana Souza, Luciano Pereira de Menezes, Rosana Miyashiro Fahal (bolsistas)

Instituições Financiadoras: CNPq – Projeto Integrado (Processo 52.0588/96-7(NV)

Período de Vigência: 08/1996-02/1998

Resumo

A pesquisa vincula a educação para a cidadania às questões socioambientais. O objetivo geral é analisar a dinâmica de interação de duas experiências comunitárias no Município de São Paulo na busca de soluções e na resolução dos problemas decorrentes da convivência da população local com o despejo inadequado dos resíduos sólidos e com a degradação dos mananciais. Três ordens de preocupação inspiram a pesquisa: 1) a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre experiências comunitárias bem-sucedidas e a possibilidade de sua replicabilidade; 2) o estudo do impacto das experiências comunitárias inovadoras e o nível de interação com o poder público; 3) o impacto pedagógico das experiências e o seu efeito multiplicador. Este esforço de produção de conhecimento se justifica pela precariedade das informações disponíveis quanto ao impacto dos agravos socioambientais e pela necessidade de elevar os patamares de informação e de consciência de direitos das comunidades.

Relatórios de pesquisa: 

JACOBI, Pedro (coord.). Pobreza, degradação socioambiental e educação para a cidadania. São Paulo: Cedec, jul. 1997 (Relatório parcial) (D)

JACOBI, Pedro (coord.). Pobreza, degradação socioambiental e educação para a cidadania. São Paulo: Cedec, mar. 1998 (Relatório final) (D)

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Cedec

Cedec

Relacionados

Saiba mais

Escolha do editor

Mais vistos

Sobre o Autor

Cedec

Cedec

Inscreva-se

Fotos