PROJETO DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO – GERAÇÃO DE OCUPAÇÃO E RENDA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

PROJETO DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO – GERAÇÃO DE OCUPAÇÃO E RENDA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Equipe: Carlos Machado Dias Junior, Gabriel Coutinho Barbosa (pesquisadores); Renato Sztutman (04-05/03) (consultor)

Instituições Financiadoras: Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura Municipal de São Paulo (SDTS-PMSP)/Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) (Acordo UTF/BRA/059/BRA)

Período de Vigência: 02/2003-12/2003

Resumo

Tendo sido contratado pelo Projeto Desenvolvimento Solidário – Geração de Ocupação e Renda no Município de São Paulo, a cargo da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura Municipal de São Paulo (SDTS-PMSP), coube ao Cedec realizar uma investigação qualitativa e piloto para monitoramento dos “Programas Redistributivos” (Bolsa Trabalho, Começar de Novo, Garantia de Renda Mínima e Programa Ação Coletiva de Trabalho) implementados desde 2001. A partir da análise das práticas e representações socioculturais (interesses, motivação, valores, estratégias e expectativas) produzidas por parte da população direta e indiretamente atingida por esses Programas, propôs-se avaliar o modo como eles vêm sendo apreendidos pela população-alvo, bem como fornecer subsídios para o seu monitoramento. Mais do que os impactos imediatos que eles trazem para o grupo contemplado, tratou-se de analisar os significados e as representações socioculturais produzidas pela população assistida. Isto é, o modo como o público-alvo percebe tais mudanças, as expectativas que produzem em relação ao seu futuro e as estratégias de sobrevivência que adotam a partir de então – aspectos estes que não são apreendidos nem passíveis de avaliação por meio de indicadores macro socioeconômicos.

Relatórios de pesquisa: 

COHN, Amélia (coord.); BARBOSA, Gabriel Coutinho; DIAS JUNIOR, Carlos Machado; SZTUTMAN, Renato (pesqs.). Por uma etnografia participativa. Desafios dos Programas Redistributivos na periferia paulistana. São Paulo: Cedec, maio 2003, 41p. e Anexos (1° relatório parcial) (D)

COHN, Amélia (coord.); BARBOSA, Gabriel Coutinho; DIAS JUNIOR, Carlos Machado (pesqs.). Por uma etnografia participativa. Desafios dos Programas Redistributivos na periferia paulistana. São Paulo: Cedec, julho 2003, 71p. (2° relatório parcial) (D)

COHN, Amélia (coord.); BARBOSA, Gabriel Coutinho; DIAS JUNIOR, Carlos Machado (pesqs.). Por uma etnografia participativa. Desafios dos Programas Redistributivos na periferia paulistana. São Paulo: Cedec, set. 2003, 53p. (3° relatório parcial) (D)

COHN, Amélia (coord.); BARBOSA, Gabriel Coutinho; DIAS JUNIOR, Carlos Machado (pesqs.). Por uma etnografia participativa. Desafios dos Programas Redistributivos na periferia paulistana. São Paulo: Cedec, dez. 2003, 45p. (Relatório final) (D)

Trabalhos Produzidos

SZTUTMAN, Renato; COHN, Amélia (coord.); BARBOSA, Gabriel Coutinho; DIAS JUNIOR, Carlos Machado (pesqs.). Por uma etnografia participativa. Desafios dos Programas Redistributivos na periferia paulistana.São Paulo: Cedec, out. 2003 (CD-Rom) (D)

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Cedec

Cedec

Relacionados

Saiba mais

Escolha do editor

Mais vistos

Sobre o Autor

Cedec

Cedec

Inscreva-se

Fotos