Sustentabilidade socioambiental e geração de renda: experiências na região macro-metropolitana de São Paulo em torno da questão dos resíduos sólidos

Sustentabilidade socioambiental e geração de renda: experiências na região macro-metropolitana de São Paulo em torno da questão dos resíduos sólidos

Equipe Denise Carreira Soares (a partir de 06/97), Denise de Souza Baena Segura, Marco Antonio Carvalho Teixeira, Marco Aurélio Paz Tella (até 05/97), Rosângela Augusta da Silva, Vanderlei Souza Carvalho, Wagner Mendes Soares (a partir de 04/97)

Instituições Financiadoras Fundação Ford (Convênio 960-0529)

Período de Vigência 06/1996-05/1998

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar políticas locais e experiências comunitárias que envolvem o destino dos resíduos sólidos urbanos, a partir do binômio sustentabilidade socioambiental e geração de renda. Busca-se identificar e avaliar aquelas iniciativas de grupos da sociedade civil e de administrações municipais que procuram articular ações de redução da pobreza e defesa da qualidade de vida. Outra ênfase da pesquisa está centrada na análise das experiências municipais inovadoras envolvendo parcerias com outros municípios, com a comunidade e com o setor empresarial.

Relatórios de pesquisa: 

JACOBI, Pedro (coord.). Sustentabilidade socioambiental e geração de renda: experiências na região macro-metropolitana de São Paulo em torno da questão dos resíduos sólidos. São Paulo: Cedec, jan. 1997, 5p. (1° Relatório de andamento) (D)

JACOBI, Pedro (coord.). Sustentabilidade socioambiental e geração de renda: experiências na região macro-metropolitana de São Paulo em torno da questão dos resíduos sólidos. São Paulo: Cedec, jan. 1998, 7p. (2° Relatório de andamento) (D)

JACOBI, Pedro (coord.). Sustentabilidade socioambiental e geração de renda: experiências na região macro-metropolitana de São Paulo em torno da questão dos resíduos sólidos. São Paulo: Cedec, ago. 1998, 4p. e Anexo: Sustentabilidade socioambiental e geração de renda: gestão dos resíduos sólidos nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte, 113 p. (Relatório final) (D)

Trabalhos Produzidos

TEIXEIRA, Marco Antonio Carvalho. “Modelo de gestão dos resíduos sólidos em Belo Horizonte”. In: Spink, Peter e Clemente, Roberta (orgs.). 20 experiências de gestão pública e cidadania. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1997, pp. 61-73(D) 

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Cedec

Cedec

Relacionados

Saiba mais

Escolha do editor

Mais vistos

Sobre o Autor

Cedec

Cedec

Inscreva-se

Fotos