Homenagem ao prof. Luiz Werneck Vianna

foto werneck

Homenagem ao prof. Luiz Werneck Vianna

O Cedec informa com profundo pesar a morte do sociólogo Luiz Werneck Vianna, aos 86 anos, ocorrida quarta-feira passada,  dia 21/02.

O prof. Werneck nasceu no Rio de Janeiro em 1938, se formou em Direito na antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Uerj. Depois, também se graduou em Ciências Sociais pela UFRJ.

Luiz Werneck Vianna foi um intelectual de grande relevância para o campo da sociologia e para a comunidade acadêmica como um todo. Seu legado se estende nas orientações de muitas gerações, estudos e reflexões sobre a sociedade brasileira, onde deixou uma marca indelével na história do pensamento social no Brasil. (Portal G1)

No fim dos anos 60, militou em movimentos comunistas e, em 1970, no auge da repressão do regime militar, chegou a se exilar no Chile.

No retorno, publicou uma série de livros considerados fundamentais para a sociologia brasileira, inclusive foi um dos autores do capítulo “Porque pensar?” da Revista Lua Nova, ed. 54 de 2001, intitulada “Pensar o Brasil”.

Essa edição da revista pode ser acessada aqui no site do Cedec https://www.cedec.org.br/wp-content/uploads/2022/04/LN-54.pdf

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Eunice Castelao

Eunice Castelao

Relacionados

Saiba mais

Escolha do editor

Mais vistos

Sobre o Autor

Eunice Castelao

Eunice Castelao

Inscreva-se

Fotos