O histórico e a missão do CEDEC o credenciaram para realizar o Mapeamento da População Trans residente no município de São Paulo, cujo objetivo era identificar suas características sociodemográficas, trajetórias de estudo e trabalho e condições de vida, de modo a gerar subsídios para posterior elaboração de políticas públicas que possam atender às demandas e necessidades que venham a ser identificadas entre os vários grupos que a constituem.
A realização deste estudo pelo CEDEC justificou-se tendo em vista a sua tradição e competência para o desenvolvimento em pesquisas com foco na questão da caracterização e formulação de políticas públicas para populações em vulnerabilidade social, mediante projetos e pesquisas desenvolvidas por nosso Centro. Ao CEDEC coube a execução desta pesquisa por meio de contrato firmado com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e recursos provenientes de emenda do Vereador Eduardo Suplicy.
Como resultado desse trabalho, o Cedec organizou o livro “ TRANSVER O MUNDO: Existências e (re)existências de travestis e pessoas trans no 1º mapeamento das pessoas trans no município de São Paulo”, que compartilho em anexo para conhecimento d@s senhor@s.